IECG New Member Program

Portuguese translation by Paulo Vasconcelos (December 12, 1998)


The following is the document our tutors typically send to a candidate member. This version was prepared by Pat Dickson:



Bem Vindo ao IECG!
(Vers=E3o revista em 24.06.1998)
(Vers=E3o Portuguesa revista em 11.12.1998)

Chamo-me ___NOME DO TUTOR___ e serei o teu "TE", Tutor/Avaliador (TE =3D=
 abreviatura do ingl=EAs Tutor/Evaluator) ou "Treinador" para o teu primeiro=
 jogo. Estou =E0 tua disposi=E7=E3o para quaisquer quest=F5es ou problemas=
 que possas ter, relativamente ao IECG, xadrez por correio electr=F3nico, ou=
 mesmo, regras b=E1sicas do xadrez. Estou aqui para ajudar, portanto, por=
 favor, n=E3o penses que me est=E1s a chatear quando me perguntares alguma=
 coisa.
O nosso jogo servir=E1 apenas para me dar a possibilidade de te ajudar, de=
 modo que o resultado do jogo n=E3o ter=E1 influ=EAncia sobre a tua=
 classifica=E7=E3o e o jogo poder=E1 terminar antes do final. N=E3o te=
 preocupes com isso!

Boa sorte no teu novo clube!
     ___XXXXXXX___

 IMPORTANTE! IMPORTANTE! IMPORTANTE!!! IMPORTANTE!!!!
 POR FAVOR LER ESTE TEXTO POR COMPLETO ANTES DE CONTINUAR COM O JOGO!
 =C9 IMPORTANT=CDSSIMO PERCEBER TODOS OS PROCEDIMENTOS.

 IECG - International Email Chess Group
 Jogo de Introdu=E7=E3o   Classe: T/E    Ritmo: 10 jogadas em 40 dias

 Torneio: TE..AAA
=20
 ............  (...)   unrated    .........@..................
 XXXXXXXXXXXX  (...)   T/E        .........@..................

--------------------------------------------------------------------------
 Caro amigo xadrez=EDsta,=20


 Bem Vindo ao programa de introdu=E7=E3o ao IECG!

 1.  PARTICIPANTES
     a. Brancas: ___NOME___
     b. Pretas:  T/E: XXXXXXXXXX <.........@..................>

 2.  PROP=D3SITO
    =20
     O prop=F3sito deste programa de introdu=E7=E3o =E9:

     a. introduzir o candidato ao xadrez por email.
    =20
     b. permitir ao candidato jogar partidas oficiais (a contar para Elo), o=
 mais breve poss=EDvel, ap=F3s cumprir os objectivos.

 3.  OBJECTIVOS
=20
     Ap=F3s terminar o jogo de introdu=E7=E3o, o candidato ter=E1 cumprido=
 os seguintes objectivos:

     a. Saber registar correctamente a partida com a anota=E7=E3o alg=E9bric=
a, usando as iniciais inglesas para as pe=E7as.

     b. Saber registar correctamente os tempos da partida.
    =20
     c. Manter o jogo de xadrez por email dentro do ritmo obrigat=F3rio.

     d. Representar a partida num formato PGN apropriado.
    =20
 4.  PROCEDIMENTOS PARA ESTE JOGO

     a. No JOGO, o novo jogador jogar=E1 com as brancas.
        Para come=E7ar a partida, o jogador envia a sua primeira jogada para=
 o jogador das Pretas e uma c=F3pia para o Departamento Europeu (European=
 Office "R. Dournes" ).=20

     b. Enquanto o jogo estiver a decorrer, o T/E avaliar=E1 as tuas jogadas=
 e quando tiveres provado que =E9s capaz de manter um registo correcto, o=
 T/E recomendar=E1 a tua aprova=E7=E3o no programa de avalia=E7=E3o. Isto=
 poder=E1 acontecer em qualquer altura do jogo.

     c. Se existerem erros de anota=E7=E3o nas jogadas, o T/E enviar=E1 a=
 correc=E7=E3o ao jogador, indicando o procedimento correcto que dever=E1=
 ser respeitado. Lembra-te que o objectivo principal deste jogo =E9 o de=
 permitir ao jogador abordar todos os procedimentos de registo de partidas=
 do IECG. Se tiveres d=FAvidas sobre a tua jogada, sobre a jogada do teu=
 advers=E1rio, anota=E7=E3o da jogada, registo de tempo, etc, PEDE AJUDA ao=
 T/E.
    =20
     d. O ritmo de jogo para esta partida =E9 de 10 jogadas em 40 dias.

     e. Se n=E3o receberes uma resposta - ou uma noticia de aus=EAncia - do=
 teu T/E ap=F3s sete dias, por favor REENVIA a =FAltima jogada. A mensagem=
 deve indicar claramente RESEND (reenvio).
    =20
     f. Se n=E3o receberes resposta, sete dias ap=F3s o reenvio, por favor=
 contacta o nosso Departamento Europeu ("R. Dournes" )=
 =20
 =20
     g. Responde prontamente a qualquer pedido feito pelo Departamento=
 Europeu.

 5.  ANOTA=C7=C3O ALG=C9BRICA

     a. Se n=E3o est=E1s familiarizado com a anota=E7=E3o alg=E9brica, pede=
 o documento "Algebraic Notation" ao teu T/E.

     b. Se n=E3o est=E1s familiarizado com o c=E1lculo do tempo de reflex=E3=
o, por favor, pede o documento "Reflection Time Made Easy" ao teu T/E.

     c. Todas as quest=F5es devem ser dirigidas ao teu T/E.

6.  FORMATO PGN

    Defini=E7=F5es:
    "PGN" =E9 a abreviatura de "Portable Game Notation", referindo-se ao=
 facto de os registos dos jogos poderem ser transferidos entre duas ou mais=
 base de dados.
    "Estilo de Par=E1grafo" refere-se a uma certa forma de arranjar as=
 linhas que constituem o cabe=E7alho do jogo, os registos do jogo e as=
 linhas de fecho.

     Por favor, envia ao teu advers=E1rio a lista COMLETA de jogadas, sempre=
 que comunicares uma nova jogada. Para reduzir a necessidade de "scrolling"=
 e para facilitar a importa=E7=E3o dos jogos para uma base de dados, =E9=
 OBRIGAT=D2RIO que a anota=E7=E3o do jogo esteja comforme o formato PGN e=
 segundo o estilo de par=E1grafo pretendido, quer abaixo, quer acima do=
 diagrama do jogo, no caso de existir. A seguir apresenta-se um exemplo de=
 um jogo descrito segundo o formato PGN:

(A informa=E7=E3o contida entre par=EAntesis '()' serve apenas para explicar=
 melhor o exemplo e N=C3O dever=E1 ser inclu=EDda nos teus registos de=
 jogos. A informa=E7=E3o contida entre par=EAntesis rectos '[]' DEVE ser=
 inclu=EDda, incluindo os pr=F3prios par=EAntesis.)marks.)
=20
=20
 WHITE EMAIL: ......@......  (Email do jogador com as brancas)
 BLACK EMAIL: ......@......  (Email do jogador com as pretas)
=20
 [Event "TE...."] {Indicar o c=F3digo do torneio - come=E7ar=E1 com TE para=
 jogos de inicia=E7=E3o)
 [Site "IECG"]    (Local dos jogos - neste caso IECG)
 [Date "1998.??.??"]   {No FINAL do jogo, completar como AAAA.MM.DD (A=3Dano=
; M=3Dm=EAs; D=3Ddia}
 [Round "1"]     {Ronda 1 =3D Jogo 1}
 [White "L,f"]   {Apelido, Primeiro Nome}
 [Black "L,f"]   {Apelido, Primeiro Nome}
 [Result "*"]    {*=3Dem progresso. Terminado, ou 1-0, 0-1 ou 1/2-1/2}
=20
 1.c4 Nf6 2.Nc3 c5 3.Nf3 e6 4.d4 d5 5.cxd5 Nxd5 6.e4 Nxc3
 7.bxc3 cxd4 8.cxd4 Bb4+ 9.Bd2 Bxd2+ 10.Qxd2 *

(De notar que as iniciais das pe=E7as s=E3o colocadas em ingl=EAs: K =3D Rei=
 (King); Q =3D Dama (Queen); R =3D Torre (Rook); B =3D Bispo (Bishop); N =3D=
 Cavalo (kNight) )
=20
 Your move received: 1998.06.13  White time: 2/23=20
 (Data de recep=E7=E3o da jogada do advers=E1rio; Tempo das brancas) =20

 I replied on:       1998.06.14  Black time: 1/21    =20
 (Data de envio da resposta; Tempo das pretas)

{Todas as datas no formato: AAAA.MM.DD)

No exemplo anterior o n=FAmero antes da barra (em 1/21, por exemplo), indica=
 o tempo gasto at=E9 enviar a resposta e o n=FAmero ap=F3s a barra, indica o=
 tempo total de reflex=E3o desde o in=EDcio do jogo.

Em partidas onde os dois participantes jogam dois jogos simultaneamente,=
 recomendamos que em vez de se escrever o tempo das brancas e das pretas=
 "White time, Black time", se escreva:

Time Taken
Nome A  2/23
Nome B  1/21

 7.  MANUTEN=C7=C2O DOS REGISTOS

     a.  =C9 fortemente recomendado que cada jogador mantenha mais do que um=
 registo de cada partida para o caso de se perderem mensagens. Pelo menos, o=
 =FAltimo envio para o advers=E1rio deve ser mantido - assim tamb=E9m se=
 fica com a tarefa de reenvio facilitada. Registos manuais (caneta e papel)=
 ou impress=F5es da partida, tamb=E9m podem ser =FAteis.

     b.  Tamb=E9m =E9 recomendado um programa de leitura de email offline=
 (sem ter que se estar ligado =E0 Internet durante a escrita ou leitura de=
 emails). Isto evita ter que se re-escrever todos os registos dos jogos para=
 cada mensagem e ajuda a evitar erros de escrita!
=20
     c.  Existem dispon=EDveis v=E1rios programas para leitura de jogos de=
 xadrez, que podem ajudar a manter os registos. Eles s=E3o normalmente mais=
 pr=E1ticos do que ter que refazer o tabuleiro de xadrez sempre que se quer=
 visualizar um jogo.

     d.  Todas as quest=F5es relativas ao assunto acima referido devem ser=
 dirigidas ao teu T/E.        =20
          =20
 8. APROVA=C7=C2O

     a.  Ap=F3s aprova=E7=E3o, os jogadores podem continuar a jogar, se=
 assim o desejarem, mas esta decis=E3o - e o resultado final da partida -=
 n=E3o diz respeito ao IECG.
    =20
     c.  Os jogadores que n=E3o estejam conformes ou n=E3o sejam capazes de=
 cumprir os registos do IECG ou o standard PGN at=E9 ao lance 25, n=E3o=
 ser=E3o recomendados para membros.
=20

  9. JOGOS OFICIAIS (QUE CONTAM PARA ELO)

     Assim que a aprova=E7=E3o seja recomendada, o teu T/E submitir=E1 a=
 recomenda=E7=E3o ao Departamento de Tutores (Tutorial Office). Membros=
 aceites que J=C1 T=CAM Elo atrav=E9s de uma federa=E7=E3o de xadrez=
 reconhecida, ser=E3o ajudados pelo T/E a requerer entrada em jogos ou=
 torneios oficiais.

 10. NOVOS MEMBROS SEM ELO
=20
     O Departamento de Tutores, atribuir=E1 ao novos membros SEM Elo, a=
 op=E7=E3o de come=E7arem com um Elo inicial de 800 ou de participarem num=
 torneio de classifica=E7=E3o de modo a permitir calcular um Elo inicial=
 provis=F3rio. O tutor perguntar-te-=E1 a tua op=E7=E3o e dar=E1 por=
 terminada a sua ac=E7=E3o de inicia=E7=E3o. Escolhe bem, esta escolha =E9=
 muito importante. Com 800 podes come=E7ar logo a jogar jogos ou torneios=
 oficiais. Se escolhes participar no torneio de classifica=E7=E3o, n=E3o=
 poder=E1s entrar em torneios oficiais antes do torneio ter terminado (pode=
 demorar cerca de 5 meses!)

     TORNEIOS DE CLASSIFICA=C7=C3O

     Um novo membro sem Elo, que completou o programa de inicia=E7=E3o,=
 jogar=E1 um jogo contra 4 volunt=E1rios do IECG com Elo - um total de 4=
 jogos simultaneos. No final do torneio, o Director do Torneio, submeter=E1=
 para adjudica=E7=E3o, os registos dos jogos e resultados para o Auditor de=
 Classifica=E7=F5es (Ratings Auditor). (Os Elos dos volunt=E1rios N=C3O=
 sofrer=E3o altera=E7=F5es com estes jogos) Os novos membros ser=E3o ent=E3o=
 ajudados a requerer entrada em jogos ou torneios oficiais.
=20
     Aten=E7=E3o ao facto de que, dado serem necess=E1rios encontrar 4=
 volunt=E1rios para este tipo de torneios, os tempos definidos para este=
 torneio ser=E3o determinados pelo Secretariado.
=20
 11. Boa sorte para os teus jogos e estamos certos de que ir=E1s fazer=
 muitos amigos no mundo atrav=E9s do IECG.
 ________________________________________________________________________




Last modified on Monday, March 08, 1999

Back to the IECG Homepage